VW divulga novas informações sobre o up! GTI

Versão conceitual tem 115 cv de potência, 10 a menos do que se esperava

Não é novidade que a Volkswagen bateu o martelo pela produção de uma versão GTI do up! e inclusive montou um protótipo: a própria marca alemã já havia confirmado essas informações, meses atrás. Porém, a empresa foi além e revelou detalhes técnicos sobre o veículo, cuja versão de produção terá pouquíssimas diferenças, inclusive no estilo.

No up! GTI, o motor 1.0 TSI desenvolve 115 cv a 5.000 rpm e 20,4 mkgf a 2.000 rpm. Portanto, é 10 cv menos potente que o Golf com motorização equivalente. Ainda assim, tem 10 cv e 3,6 mkgf a mais que as versões turbinadas do subcompacto.

Essa diferença, segundo a Volkswagen, já é capaz de fazer com que o up! GTI acelere de zero a 100 km/h em 8,8 s. O segredo está no baixo peso, de apenas 997 kg. Outra diferença é o câmbio manual, que tem seis marchas na versão esportiva. No mais, a suspensão foi recalibrada e ficou 1,5 cm mais baixa. Há ainda um conjunto de rodas e pneus esportivos de 17 polegadas.

A Volkswagen compara o up! GTI à versão equivalente da primeira geração do Golf, que tinha potência, porte e peso muito parecidos (o modelo foi crescendo ao longo das gerações). A homenagem ao primeiro hot hatch da marca é evidenciada pelo clássico estofamento xadrez nos bancos.

irá exibir o up! GTI Concept ao público na semana que vem, no Wörthersee, evento para fãs da marca. A versão de produção, contudo, irá demorar um pouco mais: a previsão é de que ela seja lançada na Europa no início de 2018. Ainda não há informações se a versão esportiva chegará ao Brasil, mas não há nenhum impedimento técnico para que isso ocorra.

Fotos Volkswagen/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *