Fiat Mobi é reprovado em crash-test

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in D:\web\localuser\carfeed\www\wp-content\themes\carfeed\template-parts\content-single.php on line 16

Má notícia para os proprietários do Mobi: o subcompacto da Fiat foi reprovado na última rodada de crash tests realizada pelo Latin NCAP. Do total de cinco estrelas,ele recebeu apenas uma na proteção para adultos e duas na para crianças. No critério de nota, o modelo somou 9,20 pontos de 34 possíveis e 26,98 de 49 na proteção para cada tipo de ocupante, respectivamente.
Entre os problemas do veículo, o Latin NCAP apontou “proteção marginal ao peito dos adultos no teste de impacto frontal”, e constatou também que “os joelhos do motorista e o joelho esquerdo do acompanhante proporcionaram proteção marginal, já que podem impactar contra estruturas perigosas por trás do painel”. Além disso, “o desempenho estrutural no impacto lateral mostrou uma alta penetração”. Para completar, “a porta traseira se abriu no teste de batida de impacto lateral, expondo os ocupantes a potenciais riscos”.

O instituto de segurança veicular classificou o resultado como “muito fraco”. Outros fatores que fizeram o Mobi perder pontos foram a ausência de controles de estabilidade e de ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas. Entre os pouquíssimos pontos positivos do modelo, está a estabilidade da estrutura, segundo o Latin NCAP, que, contudo, não foi suficiente para evitar a reprovação.  O mau resultado lembra o do Chevrolet Onix, que foi classificado com zero estrela na proteção para adultos, mas obteve três estrelas na para crianças.
Além do Fiat Mobi, os crash-tests do Latin NCAP envolveram também o Kia Rio e o Chevrolet N200, que não são vendidos no Brasil, mas estão presentes em outros países da América do Sul e do Caribe. Ambos também obtiveram resultados ruins: o primeiro recebeu duas estrelas para os dois tipos de ocupantes, ao passo que o segundo ficou com zero estrela na proteção para adultos e uma na para crianças. Vale ressaltar que o Rio tinha airbag apenas para o motorista, ao passo que o N200 não era equipado com airbag algum. Já o Mobi tinha duas bolsas de ar frontais.

 

Fotos: Latin NCAP/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *