Fiat lança o novo hatch Argo

Modelo chega em três versões e oferece três opções de motorização; série especial marca o lançamento

O Argo chegou! O novo hatch é de vital importância para a Fiat, que não esconde as esperanças depositadas sobre ele: o modelo marca fecha o ciclo de renovação na gama, depois de um período no qual a marca investiu em segmentos onde ainda não estava presente e, coincidentemente ou não, perdeu a liderança do mercado nacional. Agora, a ideia da empresa italiana é ter, com seu atual lançamento, o carro mais vendido do Brasil e, a reboque, recuperar a ponta.

Desenvolvido no Brasil, o Argo traz os atuais elementos de design da marca, mas tem personalidade própria. A Fiat afirma que o padrão de construção é de alto nível, com direito a aços de alta resistência em quase toda a carroceria. A célula de sobrevivência conta com aços ultra resistentes e até hot stamping em alguns locais. A rigidez torcional, porém, é apenas 7% maior que a do Punto, enquanto a rigidez flexional aumentou em 8%, valor também discreto.

Versões e equipamentos

A versão de entrada Drive vem equipada com o motor Firefly 1.0 de três cilindros, com77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque, e transmissão manual de cinco marchas. No pacote de itens de série, há direção elétrica, ar-condicionado, display no quadro de instrumentos, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes, sistema Start&Stop, Isofix, travas elétricas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

A versão seguinte vem com o motor Firefly 1.3 com potência de 109 cv e torque de 14,2 kgfm, acoplado a transmissão manual de cinco marchas. Ela adiciona  sistema de monitoramento da pressão dos pneus, central multimídia de 7 polegadas com tela sensível ao toque e compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, volante com comandos do rádio e telefone e segunda porta USB, para o passageiro traseiro. Quando equipado com transmissão automatizada de cinco marchas GSR (Gear Smart Ride), o modelo ganha paddle-shifts, controles eletrônicos de  tração e estabilidade e sistema Hill-Holder, além de ambient lights, controle de velocidade de cruzeiro, apoia braço para o motorista, vidro elétrico traseiro e retrovisores externos elétricos com função tilt down e repetidores laterais.

A versão intermediária precision vem com motor E.torQ 1.8 16V, que atinge potência de 139 cv e 19,3 kgfm de torque, acoplado à transmissão manual de cinco marchas. Na lista de itens de série, vale mencionar o sistema de alarme antifurto, faróis de neblina, faróis com luz de posição a LED, rodas de liga leve com aro 15 e banco traseiro bi-partido 60/40. Quando equipada com câmbio automático de seis marchas, há paddle-shifts, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e ambient lights.

A versão top de linha HGT também é movida pelo motor E.torQ 1.8 com câmbio manual ou automático. Nela, o display de 7 polegadas no quadro de instrumentos é colorido e personalizável. No mais, há apenas diferenças visuais: por fora, a grade dianteira inferior tem acabamento vermelho, além de spoilers no para-choque, moldura preta na parte inferior da lateral e nas caixas de roda, ponteira de escapamento trapezoidal cromada, rodas de liga leve aro 16. Por dentro há revestimento vermelho na parte central do painel. A suspensão tem calibração mais esportiva e o controle de estabilidade tem programação própria. A exemplo das demais versões, o câmbio automático vem acompanhado de paddle shifts, controlador de velocidade e apoio de braço para o motorista.

Série especial

Assim como ocorreu com a Toro, o Argo terá uma série especial de lançamento, chamada de Opening Edition Mopar. Baseada na versão HGT 1.8 automática, ela é limitada a 1000 unidades e traz um conjunto de acessórios Mopar, montados no Custom Shop da fábrica de Betim. Disponível apenas na cor azul Portofino, a configuração traz teto e retrovisores externos pintados de preto e aerofólio na tampa traseira, também na cor preta. As rodas de alumínio aro 16 são escurecidas, há protetor de soleira das portas, tapetes de borracha e carpete, kit de alto-falantes de alta performance com 60 W e o badge “Mopar” nas colunas traseiras. Além disso, as três primeiras revisões são gratuitas.

Confira os preços:

– Drive 1.0: R$ 46.800
– Drive 1.3: R$ 53.900
– Drive 1.3 GSR: R$ 58.900
– Precision 1.8: R$ 61.800
– Precision 1.8 AT6: R$ 67.800
– HGT 1.8: R$ 64.600
– HGT 1.8 AT6: R$ 70.600

Fotos Fiat/Divulgação

1 pensamento em “Fiat lança o novo hatch Argo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *